Em muitos cenários, existe a necessidade de iniciar e/ou parar uma máquina virtual do Azure automaticamente em determinado horário.

                Este KB tem como objetivo mostrar os passos para criar uma conta de automação e runbooks para iniciar e/ou parar uma máquina virtual automaticamente.

                Inicialmente é necessário criar uma conta de automação. Basta acessar o portal do Azure com uma conta que possua privilégios para realizar criação de recursos e pesquisar por “contas de automação”

                

                Na tela das “Contas de Automação”, clique em “Criar”

                Agora, selecione a assinatura do Azure que deseja que o recurso seja criado, o grupo de recursos (se necessário crie um novo) e a localização. Após, basta clicar em “Examinar + Criar” e posteriormente em “Criar”. Aguarde o processo de implantação ser finalizado.

 


                Após a implementação, vá para o recurso criado.

                Dentro da Conta de Automação, selecione a aba “Runbooks” e após “Navegar na galeria”

                Agora, clique no link “Clique aqui para procurar na galeria”

                Vamos iniciar criando a automação para parar a máquina virtual no tempo determinado. Para isso, selecione a opção “Stop Azure V2 VMs” como mostra na imagem abaixo

                Clique em “Selecionar”. Posteriormente de um Nome para o Runbook e clique em “Importar”.

 

                

                Após a importação do Runbook, clique e, “Publicar” e “Sim” para confirmar a publicação.

                Agora vamos agendar a ação do runbook. Para isso, acesse “Link para a agenda”

                Primeiro, vamos alterar a agenda. Selecione “Agendar” e após clique em “+ Adicionar um agendamento”

                Preencha a agenda conforme sua necessidade. Neste exemplo configurei a agenda para desligar a máquina virtual todos os dias as 18 horas. Após clique em “Criar”

                Agora, é necessário realizar o link entre a agenda e a sua máquina virtual. Selecione “Parâmetros e configurações de execução”

                Preencha as informações conforme sua máquina virtual (Nome do grupo de recursos que a VM esta localizada e o nome da VM), clique em “OK” e na tela de “Agendar Runbook” clique em “OK novamente

 

                Finalizamos as configurações para parar a máquina virtual automaticamente.

                O processo de criação do runbook para iniciar a máquina virtual automaticamente é muito parecido, alteramos apenas o item da galeria e a agenda.

                Acesse novamente a galeria dentro da conta de automação clicando em “Navegar na galeria”, e desta vez selecione “Start Azure V2 VMs”

                Clique em “Selecionar” na próxima tela, de um nome para o runbook e clique em “Importar”. Após o processo de importação, clique em “Publicar” e posteriormente em “Sim” para confirmar a publicação.

                Também como no processo de parar a máquina virtual, clique em “Link para a agenda” > “Agendar” e adicione um novo agendamento clicando em “+ Adicionar um agendamento” e preencha as informações conforme a necessidade. Neste exemplo estou configurando para iniciar a máquina virtual de segunda a sexta as 7 horas.

                Após configurar sua agenda, clique em “Criar”

                Assim como no processo de parar a máquina virtual, clique em “Parâmetros e configurações de execução” para realizar o link entre o runbook e a máquina virtual.

                Preencha as informações de grupo de recurso e nome da máquina virtual conforme as informações do seu ambiente e clique em “OK” e na página seguinte também clique em “OK”.

                Agora, volte na sua Conta de Automação e clique na aba “Runbooks” novamente. Você verá os 2 runbooks criados por este KB.        

                Após, basta criar uma RunAs Account. Volte na conta de automação e entre na aba “Run as accounts” e clique em Criar. A evidência abaixo mostra o resultado da conta já criada.

                Agora, basta acompanhar se sua máquina virtual esta iniciando e parando automaticamente nos horários agendados.