Você pode usar uma lista de permissões ou uma lista de bloqueio para permitir ou bloquear convites para usuários de colaboração B2B de organizações específicas. Por exemplo, se quiser bloquear domínios de endereço de e-mail pessoal, pode configurar uma lista de bloqueio que contenha domínios como Gmail.com e Outlook.com. Ou, se sua empresa tiver uma parceria com outras empresas, como Contoso.com, Fabrikam.com e Litware.com, e você quiser restringir os convites apenas a essas organizações, poderá adicionar Contoso.com, Fabrikam.com e Litware.com à sua lista de permissões.

Considerações importantes

  • Você pode criar uma lista de permissões ou uma lista de bloqueio. Não é possível configurar os dois tipos de listas. Por padrão, quaisquer domínios que não estejam na lista de permissões estão na lista de bloqueio e vice-versa.
  • Você pode criar apenas uma política por organização. Você pode atualizar a política para incluir mais domínios ou excluir a política para criar um novo.
  • O número de domínios que você pode adicionar a uma lista de permissões ou lista de bloqueio é limitado apenas pelo tamanho da política. Esse limite se aplica ao número de caracteres, para que você possa ter um número maior de domínios mais curtos ou menos domínios mais longos. O tamanho máximo de toda a política é de 25 KB (25.000 caracteres), o que inclui a lista de permissões ou lista de bloqueio e quaisquer outros parâmetros configurados para outros recursos.
  • Esta lista funciona independentemente das listas de permissões/bloqueios do OneDrive e do SharePoint Online. Se quiser restringir o compartilhamento de arquivos individuais no SharePoint Online, você precisará configurar uma lista de permissões ou bloqueios para o OneDrive e o SharePoint Online. Para obter mais informações, consulte Restringir o compartilhamento de conteúdo do SharePoint e do OneDrive por domínio.
  • A lista não se aplica a usuários externos que já resgataram o convite. A lista será aplicada após a sua configuração. Se um convite de usuário estiver em um estado pendente e você definir uma política que bloqueie seu domínio, a tentativa do usuário de resgatar o convite falhará.
  • As configurações de lista de permissão/bloqueio e acesso entre locatários são verificadas no momento do convite.

Definir a política de permissão ou lista de bloqueio no portal

Por padrão, a configuração Permitir que convites sejam enviados para qualquer domínio (mais inclusivo) está habilitada. Nesse caso, você pode convidar usuários B2B de qualquer organização.

Adicionar uma lista de bloqueio

 Dica

As etapas neste artigo podem variar ligeiramente com base no portal a partir do qual você começou.

Este é o cenário mais típico, em que sua organização deseja trabalhar com quase qualquer organização, mas deseja impedir que usuários de domínios específicos sejam convidados como usuários B2B.

Para adicionar uma lista de bloqueio:

  1. Entre no centro de administração do Microsoft Entra como Administrador Global.

  2. Navegue até Configurações de colaboração externa de identidades>>externas.

  3. Em Restrições de colaboração, selecione Negar convites para os domínios especificados.

  4. Em Domínios de destino, introduza o nome de um dos domínios que pretende bloquear. Para vários domínios, insira cada domínio em uma nova linha. Por exemplo:

    Screenshot showing the option to deny with added domains.

  5. Quando tiver terminado, selecione Guardar.

Depois de definir a política, se você tentar convidar um usuário de um domínio bloqueado, receberá uma mensagem informando que o domínio do usuário está atualmente bloqueado pela sua política de convite.

Adicionar uma lista de permissões

Com essa configuração mais restritiva, você pode definir domínios específicos na lista de permissões e restringir convites a quaisquer outras organizações ou domínios que não sejam mencionados.

Se você quiser usar uma lista de permissões, certifique-se de gastar tempo para avaliar completamente quais são as necessidades da sua empresa. Se você tornar essa política muito restritiva, seus usuários poderão optar por enviar documentos por e-mail ou encontrar outras maneiras não sancionadas por TI de colaborar.

Para adicionar uma lista de permissões:

  1. Entre no centro de administração do Microsoft Entra como Administrador Global.

  2. Navegue até Configurações de colaboração externa de identidades>>externas.

  3. Em Restrições de colaboração, selecione Permitir convites apenas para os domínios especificados (mais restritivos).

  4. Em Domínios de destino, introduza o nome de um dos domínios que pretende permitir. Para vários domínios, insira cada domínio em uma nova linha. Por exemplo:

    Screenshot showing the allow option with added domains.

  5. Quando tiver terminado, selecione Guardar.

Depois de definir a política, se você tentar convidar um usuário de um domínio que não está na lista de permissões, receberá uma mensagem informando que o domínio do usuário está bloqueado pela sua política de convite.

Mudar de lista de permissões para lista de bloqueio e vice-versa

A mudança de uma política para outra descarta a configuração de política existente. Certifique-se de fazer backup dos detalhes da sua configuração antes de executar a mudança.