Sempre que uma conta de e-mail Exchange é bloqueada pela Microsoft, por ter sido considerado que a mesma estava realizando o envio de SPAM, ocorre o erro “550 5.1.8 Access denied, bad outbound sender” retornado como uma NDR do Exchange, semelhante ao exemplo abaixo:
É possível solicitar o desbloqueio diretamente pelo painel de administração Microsoft 365 para que essa conta volte a enviar e receber e-mails normalmente.
Para realizar o desbloqueio é necessário seguir os procedimentos abaixo:
1° – Acessar o painel de administração Microsoft 365 (https://admin.microsoft.com);
2° – No menu lateral esquerdo, localizar a opção “Segurança”;
3° – Na nova tela que abrir, no menu lateral esquerdo, descer até “Email e colaboração” e selecionar a opção “Examinar”;
4° – Na nova janela, selecionar a opção “Entidades Restritas”, pois nela fica a relação dos e- mails bloqueados pela Microsoft;
5° – Após, localizar o e-mail que está bloqueado na lista, selecionar o mesmo e clicar na opção “Desbloquear”, conforme imagem abaixo:
6° – Após selecionar a opção “Desbloquear”, será aberta uma nova tela com o passo a passo para desbloqueio da conta de e-mail. Para desbloquear basta clicar em “Próximo” > “Enviar” > Selecionar a opção “Sim” e depois em “OK”, conforme abaixo:
7° – Após, o e-mail será desbloqueado e deixará de ser exibido na lista de “Entidades Restritas”, conforme podemos verificar abaixo:
Atenção: É necessário aguardar o prazo de 1 hora para que o e-mail volte a funcionar normalmente.